terça-feira, 27 de novembro de 2007

Piolho NÃOOO!



Socorro!!!
Tem dois xururucas com esses monstrinhos a andar na cabeça, as mães já foram avisadas.


O piolho é um parasita que provoca uma infestação, de contágio muito fácil e desenvolvimento muito rápido, provocando dermatoses. Esta é provocada pela picada que o parasita faz para se alimentar do sangue. Os piolhos têm um voraz apetite e alimentam-se cada 3 horas do sangue do couro cabeludo, depois de injectar uma substância anestésica na pele. Rapidamente os piolhos atingem o estado adulto (cerca de 3mm) e as fêmeas começam a por os ovos.

As lêndeas são os ovos postos pela fêmea piolho e que ficam coladas ao cabelo com uma saliva produzida. Cada fêmea põe aproximadamente 10 lêndeas por dia, e 160 ao longo da vida.A infestação chamada de pediculose não é uma situação grave, apesar de desagradável quer pelo aspecto, quer pela coceira que provoca. Deve tratar-se imediatamente.

Como se transmite?

Os piolhos transmitem-se por contágio direto (cabelo, barba, sobrancelhas), ou através de objetos pessoais: pentes, chapéus, almofadas, roupas de cama, etc.. A transmissão é mais fácil em escolas, creches, colónias de férias ou entre familiares.

Sinais de alerta

Coceira na cabeça, principalmente na nuca e atrás das orelhas, e, por vezes, na fronte;

Aparecimento de crostas na cabeça e atrás das orelhas, provocadas pela picada do piolho e consequente coceira;

Presença de lêndeas esbranquiçadas presas ao cabelo.

Como prevenir?

Vigiar com frequência a cabeça das crianças;

Lavar a cabeça com frequência;

Não usar roupa nem objetos de outras pessoas, que possam estar contaminados (podem sobreviver 36h sem se alimentarem);

Se sabe que está em contato com pessoas infestadas deverá usar um repelente de piolhos.

Como tratar?

Iniciar o tratamento logo que se detecte a infestação;

Efectuar o tratamento com o produto adequado, de acordo com as informações do seu farmacêutico e da bula;

Eliminar as lêndeas com um pente fino próprio;

Lavar muito bem todos os objetos e roupa em contacto com o cabelo;

Repetir o tratamento caso seja aconselhado.

Precauções

O tratamento deve ser feito na mesma altura por todas as pessoas que tenham piolhos ou que vivem com quem está infestado. Seguir à risca as indicações do farmacêutico e contidas na bula. Evitar que os produtos contatem com os olhos, boca ou nariz. Lavar as mãos após cada aplicação. Guardar os produtos anti-piolhos longe do alcance das crianças.

Segurança

Grávidas, mulheres que amamentam e crianças até aos 2 anos não podem usar todo o tipo de produtos, pois pode ser prejudicial.

2 comentários:

betty mello disse...

Simone, querida, qdo eu estava na creche convivia com este "problema" e sei como é complicado. Uma opção legal é enxaguar os cabelos com VINAGRE! e deixar(não passar água depois). O cabelo fica lindo, sedoso e ajuda a combater estes "monstrinhos". Experimente ! Beijos, Betty

Unknown disse...

Olá, li sobre o repelente para piolhos. Onde achar? Qual o nome do produto? Sou de Porto Alegre, procurei nas farmácias, agropecuárias e não achei. Adorei o blog, parabéns!
Sheila.