quarta-feira, 17 de outubro de 2007

dentinhos sadios

OLÁÁÁ!!!!
Algumas semanas atras quando estava fazendo a higiene bucal dos xururucas percebi que a maioria estão com carie nos dentinhos.
Até o fim do mês irei trabalhar esse tema com eles.
Hoje eles ja iniciaram as atividades conhecendo os amigos dos dentes: o tio Fio Dental, a dona Escova, o senhor Fluor e a tia Pasta Dental.
Foi divertido ver eles manuseando os materiais decorados com lacinhos e carinhas.
Uma dica valiosa para as mães e futuras mamães (alguns xururucas ganharão mais um irmãozinho) é a seguinte:
Primeiros cuidados com a saúde bucal

A saúde bucal deve ser zelada desde a gestação, quando o bebê ainda se encontra em formação na barriga da mamãe.

A futura mamãe, assim que tomar conhecimento da sua gestação, deve consultar seu dentista a fim de avaliar as condições de saúde de sua cavidade bucal e dentes. Se ela precisar de tratamento odontológico poderá iniciá-lo após o terceiro mês de gravidez.

A futura mamãe deve também dar preferência a alimentos leves como legumes, frutas e carnes magras e evitar os doces para não prejudicar os seus dentes. O hábito de comer doces poderá ser "herdado" pela criança.

A amamentação é importante até o nascimento do primeiro dente de leite, normalmente por volta dos seis meses de idade. Além dos benefícios já conhecidos, a amamentação estimula o crescimento ósseo da face, a formação da arcada dentária e o correto posicionamento da língua.

Quando a mamãe não pode amamentar deve dar preferência os bicos ortodônticos para mamadeiras.

Evitar o uso de açúcar no leite e a mamadeira noturna, constituem medidas preventivas para que a criança não tenha cárie de mamadeira, que destrói quase todos os dentes em pequeno espaço de tempo.

A criança nessa fase é ainda muito pequena, sendo preferível prevenir do que ter de submetê-la a tratamentos odontológicos severos.

É necessário fazer escovação após todas as mamadas, principalmente à noite, para que o alimento não fique fermentando a noite toda.

Quanto à chupeta, se precisar usá-la, deve ser ortodôntica e usada no máximo até 3 anos de idade, quando a criança se encontra ainda na fase oral.

Se a criança chupar dedo a situação é mais delicada pois, além de deformação das arcadas, pode ocasionar má posição de língua, provocando problemas na fala e dificuldade para engolir. Se esse hábito persistir é conveniente procurar ajuda psicológica pois, normalmente, está relacionado à insegurança emocional. Às vezes torna-se necessário associar esse tratamento à um acompanhamento fonoaudiológico.

A idade ideal para a primeira visita ao dentista é por volta dos 3 anos, quando poderá ser feita a primeira aplicação de flúor gel e começará a se familiarizar com o consultório dentário.

Nenhum comentário: