quarta-feira, 24 de outubro de 2007

ESCOVAÇÃO


MESMOS COM A REFORMA DOS BANHEIRO NÃO PAREI AS ATIVIDADES SOBRE "SAÚDE BUCAL", COMO NA PARTE DA MANHÃ ELES FICAM COM AS AUXILIARES, ESCOVAMOS OS DENTINHOS APÓS O LANCHINHO DA TARDE ASSIM EVITO QUE ALGUMA CRIANÇA VÁ PARA CASA SEM A HIGIENE ADEQUADA.HABITO DA ESCOVAÇÃO DEVE SER UMA GRANDE BRINCADEIRA.

AS ESCOVAS FICAM COMIGO, CHAMO UM DE CADA VEZ PARA ESCOVAR OS DENTES, COMO ELES SÃO PEQUENOS TENHO SEMPRE A MÃO UMA CANECA PARA ENXAGUAREM OS DENTINHOS!

COMO A ESCOVAÇÃO JA FAZ PARTE DA ROTINA DEIXO QUE A FAÇAM SOZINHOS, NO COMEÇO EU ESCOVAVA O DENTINHO DELES E DEPOIS ENTREGAVA A ESCOVA PARA QUE ELES FIZESSEM IGUAL.

O IDEAL SERIA QUE HOUVESSE UM ESPELHO NO BANHEIRO PARA QUE ELES PERCEBESSEM OS MOVIMENTOS QUE FAZEM COM A ESCOVA.

OUTRAS DICAS:

COMO ESCOVAR OS DENTES DAS CRIANÇAS

CRIANÇA DEVE ADQUIRIR O HABITO DE ESCOVAR OS DENTES ANTES DOS DOIS ANOS, O MAIS CEDO POSSÍVEL.

ALÉM DE REALIZAR A HIGIENE BUCAL DA CRIANÇA, COM O OBJETIVO DE DESPERTAR A CURIOSIDADE.
ENTRE 2 E 7 ANOS DE IDADE, DEVERÁ SER FEITA A ESCOVAÇÃO DA SEGUINTE MANEIRA.

Fique em pé atrás da criança. Com a mão esquerda afaste os lábios e as
bochechas da criança e com a mão direita escove os lados de fora e de dentro dos dentes em movimentos circulares. Escove a parte de cima dos dentes com movimento de vaivém.
XAUZINHO





2 comentários:

betty mello disse...

Querida, quando trabalhei na creche este erea um grande desafio -desenvolver o hábito de escovar e conscientizar os pais para que junto conosco assumissem esat tarefa - que não é assim tão complicada, não é mesmo ? Parabéns! insissta e vá superando os obstáculos (eu tinha um espelho pequeno mas que dava para eles se verem, que guardava no meu armário e trazia especialmente para a hora da escovação -talvez posa ser uma idéia....Bjs, Betty

marta disse...

No nosso jardim de infância também havia o hábito de escovar os dentes...mas um dia as "senhoras" da segurança social foram-nos visitar e proibiram os meninos escovarem os dentes na escola, por haver risco de contágio de doenças...fiquei um pouco indignada :(